Tayayá realiza levantamento da fauna local

Com o objetivo de catalogar e proteger a fauna presente na área de construção do Tayayá Aqua Resort Porto Rico, em São Pedro do Paraná, a equipe técnica do Programa de Gestão Ambiental do empreendimento, concluiu um levantamento inicial das espécies.

A primeira etapa da ação foi concluída em janeiro e, a partir de agora, serão realizados monitoramentos da fauna a cada três meses, um em cada estação do ano.

O monitoramento visa entender a dinâmica desses animais no meio ambiente e protegê-los ao longo de toda fase de instalação e toda operação do Tayayá Porto Rico.

Foram realizados levantamentos de diversos grupos, dentre eles os mamíferos de pequenos e grande porte, répteis como serpentes, lagartos, tartarugas, jabutis, jacarés, e também os anfíbios que abrangem os sapos, pererecas e rãs.

Ainda constam no levantamento, a avifauna (catalogadas através de avistação e vocalização), a fauna de peixes do rio Paraná, os invertebrados aquáticos, a fauna semiaquática (que engloba espécies que vivem nas margens do empreendimento como lontras e cágados) e, os invertebrados terrestres (que inclui todas as espécies de abelhas nativas).

A biológa e coordenadora do Programa de Gestão Ambiental do Tayayá Porto Rico, Gabriela Guttier Gava, destaca que o levantamento de fauna é um processo fundamental para que as espécies de animais que habitam na área do empreendimento sejam conhecidas e toda a diversidade seja documentada e preservada.

“O levantamento é indispensável para mantermos o ecossistema da região, inclusive, realizando adaptações na construção do empreendimento, se necessário, para garantir a total conservação das espécies”.

A coordenadora ainda lembra que, a preocupação do empreendimento com o meio ambiente, engloba várias áreas, que não estão restritas apenas ao monitoramento da fauna local, mas também na realização de inventário florístico, ações de educação e conscientização ambiental e amplo reflorestamento. Serão plantadas cerca de 10 mil árvores em Área de Preservação Permanente.

OBSERVAÇÃO DE AVES

A prática de observação de aves (birdwathcing) será uma das atividades de ecoturismo oferecida pelo Tayayá Porto Rico, em sua fase de operação. A atividade será incluída na programação do empreendimento, buscando conectar os visitantes à natureza, explorando a avifauna local, a rica biodiversidade da região e despertando consciência de conservação ambiental.

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest
Telegram
Skype
Email
Últimas Notícias
Siga-nos no Instagram

Postagens relacionadas

Tayayá Porto Rico, um dos destinos mais desejados dos paranaenses, ganha um dos hotéis mais fantásticos do país.

× Precisa de ajuda?